O Turismo rural é uma modalidade de turismo que tem, por objetivo, permitir, a todos, um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura, as tradições locais, através da hospedagem em ambiente rural e familiar.
Desde a década de 1970, como resposta ao aumento e à diversificação da procura turística, assim como à procura de soluções para o declínio e desagregação das sociedades rurais, assiste-se ao desenvolvimento do turismo em espaço rural, constituindo-se este como um meio privilegiado de promoção dos recursos existentes nos territórios rurais, um fator de revitalização do tecido económico e social e uma oportunidade para o desenvolvimento destes territórios.
O turismo no espaço rural constitui uma atividade geradora de desenvolvimento económico para o mundo rural através da dinamização de muitas outras atividades económicas que, dele, são tributárias e que, com ele, interagem. A preservação ambiental, a necessidade de zonas de lazer e de descompressão física e psicológica, a qualidade da gastronomia local, a cultura, a autenticidade e o poder simbólico do mundo rural são novas mais valias tidas em consideração em qualquer estratégia de desenvolvimento local, nomeadamente no turismo.
A aldeia do Gondramaz inclui uma variedade de habitações em turismo rural, é abrangida por dois percursos pedestres (Caminho de Xisto Acessível do Gondramaz e Caminho de Xisto do Gondramaz – Nos passos do Moleiro), e ainda várias rotas de BTT.