Pastoreio

Quando o Homem se tornou sedentário, a pastorícia revelou-se uma tarefa importante na sua fixação, obrigando-o à domesticação de animais. Julga-se que a domesticação e a formação de rebanhos se iniciaram ainda antes da sedentarização. A pastorícia é um ramo da agricultura que trata da criação de gado, a pecuária, ou seja, a criação, a manutenção e a utilização de animais como cabras, ovelhas, vacas, entre outras.  

A pastorícia permitiu o abandono gradual da caça, constituindo também um complemento a esta. Mais próximo dos animais, sem preocupações de alimentação, o Homem pode dedicar-se a outras tarefas, como o fabrico de utensílios de vestuário. Os animais serviam também como matéria-prima para certas utilizações. Desde as peles aos cascos, ossos e dentes, tudo era utilizado. 

Pode ser encontrada, em numerosas variações, por todo o mundo, além de poder ser uma característica móvel, em que os rebanhos são conduzidos em busca de pastos e água. A composição dos rebanhos, as práticas de administração, a organização social e todos os outros aspetos da pastorícia variam entre regiões e grupos sociais. Diversas práticas tradicionais também tiveram de ser adaptadas devido às circunstâncias variáveis do mundo moderno. 

Assembleia de Compartes dos Baldios de Gondramaz e Cadaval