Quem somos

A Assembleia de Compartes dos Baldios de Gondramaz e Cadaval (ACBGC) é uma entidade gerida por um Conselho Diretivo cuja atividade é fiscalizada por uma comissão de fiscalização e pela Assembleia de Compartes que reúne ordinariamente duas vezes por ano. Os elementos que compõem os órgãos sociais não auferem qualquer remuneração, ou salário, que resultam da própria lei. 

As receitas obtidas na exploração florestal e as que derivam da concessão de espaços territoriais para outros fins (como por exemplo, o parque eólico) são aplicadas segundo um plano de atividades aprovado em Assembleia de Compartes e que vinculam os corpos diretivos. 

Os órgãos diretivos desta comunidade estão empenhados em valorizar a sustentabilidade da sua floresta tendo como objetivo prioritário a sua certificação. 

A ACBGC está comprometida em devolver à floresta o rendimento obtido com a sua exploração, investindo na diversificação da floresta, em áreas como a resinagem, a apicultura, dotando-a de melhores condições que permitam um crescimento sustentado e com valor acrescentado e também em melhoramentos junto da comunidade como por exemplo equipamentos comunitários, sempre no respeito pelos usos e costumes locais.  

A aplicação das receitas deve assegurar a gestão sustentada dos respetivos recursos e garantir a perpetuação das suas principais fontes de rendimento, atendendo em particular às obrigações relacionadas com a defesa da floresta contra agentes bióticos e abióticos. 

Para que isso aconteça, pretende-se recorrer à diversificação das atividades agro-florestais, nomeadamente, aproveitamento para madeira, resina, biomassa florestal, pastorícia, apicultura, cogumelos, aromáticas, turismo, novas energias e caça.

Assembleia de Compartes dos Baldios de Gondramaz e Cadaval